BB prevê até 11 mil contratações neste ano no país

|


Olá concurseiros. O Banco do Brasil (BB), uma das principais instituições financeiras do país, já deu início à programação de seus concursos públicos. E, visando à manutenção de um cadastro de reserva sempre atualizado, dará continuidade à política de seleções periódicas para a carreira de escriturário, tão logo os atuais bancos de aprovados sejam esgotados ou seus prazos de validade expirem. É o que garante o diretor de Gestão de Pessoas do BB, Amauri Niehues, destacando que o Rio de Janeiro estará entre os contemplados no segundo semestre deste ano.



O cenário promissor destacado por ele ganha ainda mais vigor em virtude do número de contratações previstas para este ano, onde são conjugadas novas admissões a reposições anuais de funcionários, e dos projetos de expansão do banco.
"Efetivamente, olhando o Brasil inteiro, oportunidades que visualizamos no ano de 2011 são em torno de 6 a 7 mil novas admissões e as reposições naturais, por conta de mortes, aposentadorias, exonerações (3 a 4 mil ao ano)."
Além de destacar a possibilidade de progressão na carreira como um dos principais projetos voltados para a valorização dos funcionários, Amauri Niehues recomenda que os interessados mantenham uma programação regular de estudos.
"Para quem tem interesse de vir a trabalhar no banco, deve continuar estudando. Não tem surpresa nenhuma prevista, mudança no modelo de concurso, na programação das disciplinas e tipos de matérias. A receita é estudar", diz.
FOLHA DIRIGIDA - Qual a programação do Banco do Brasil para os próximos editais. Está confirmada a seleção para o Rio de Janeiro?

Amauri Niehues - A nossa regra é clara. Esgotou o cadastro ou seu prazo está vencendo, haverá concurso público. Onde houver vencimento final, quando já foi prorrogado uma vez, e se isso ocorrer no segundo semestre, provavelmente deve haver seleção para aquela localidade. Normalmente, o banco faz concurso no semestre em que o prazo termina. No caso específico do Rio de Janeiro, como está vencendo o prazo de validade em 17 de outubro deste ano, no segundo semestre haverá concurso para o estado. Se temos concursos com prazo terminando no segundo semestre e não entraram nessa programação inicial que lançamos em janeiro, com certeza, vão entrar no segundo.
Podemos dizer que a organizadora também será a Fundação Carlos Chagas?

Toda vez que fazemos um concurso, convidamos todas as organizadoras. Dependendo das condições de prazo e da nossa demanda interna, escolhemos a que melhor se enquadra à realidade do banco. Por isso, não podemos afirmar que a mesma será mantida.
Quem pretende ingressar no quadro deve iniciar os estudos desde já, tomando como base esses editais recentes?

Repito orientações dadas outras vezes. O processo do banco é claro, transparente, não tem mudanças significativas. Acho que já tem um norte muito bom para quem tem interesse e quer continuar os estudos. Esse programa mais atualizado, referente aos dois editais já lançados, servirá de base, pois não muda o conteúdo programático. Uma novidade que já colocamos para esses concursos que estão na rua e, provavelmente, estará presente nos próximos que lançarmos, é que, mesmo sendo cadastro de reserva, estamos limitando o quantitativo de aprovados. Isso é justamente para não criar uma expectativa exagerada. Quando a gente coloca só um ponto de corte em nota,  posso ter um número infinitamente maior do que qualquer probabilidade futura de aproveitamento naquele período de validade dos concursos.
Fale sobre as possibilidades de ascensão profissional asseguradas pelo banco.

O Banco do Brasil deixa claro aos seus funcionários quais as possibilidades de ascensão e como isso funciona. O programa estabelece os pré-requisitos de cada cargo, desde a primeira função até o último nível. Tentamos tornar esse programa o mais objetivo possível. Temos um banco onde as pessoas concorrem na hora e para o lugar que desejam. Atendendo aos requisitos exigidos, as pessoas são classificadas de acordo com a pontuação. Dentro dos 20 primeiros colocados é que normalmente se dá o processo de seleção do banco. Esse é um grande instrumento que o banco tem e que acaba beneficiando o próprio funcionário, que tem condições objetivas de fazer seu plano de carreira. Ele entra como escriturário na área administrativa, mas pode se deslocar para os níveis técnico, assistente, gerencia média, gerencial, até chegar ao executivo. O quantitativo desses cargos é grande.
Uma das metas a serem concretizadas eram os projetos de expansão, visando à criação de 2 mil novas agências. Como está essa situação?

O banco continua crescendo forte em duas vertentes: uma no plano de aquisições, que são os investimentos em novas agências e o aumento da capacidade das já existentes. Atuamos fortemente nesse processo em 2010 e a previsão é dar continuidade este ano. Isso tem muito a ver com o próprio crescimento do país. Logicamente, essa expansão abre a perspectiva de novos postos de trabalho. Em 2010, chegamos a cerca de 10 mil novas admissões. Dessas, quase 7 mil foram incremento e 3 mil para reposição. A nossa previsão preliminar é de 6 a 7 mil contratações este ano, mas poderemos chegar a 11 mil, com 3 a 4 mil de incremento. Só ocorrerá se for superior ao combinado com o sindicato. Efetivamente, olhando o Brasil inteiro, oportunidades que visualizamos no ano de 2011 são em torno de 6 a 7 mil novas admissões e as reposições naturais, por conta de mortes, aposentadorias, exonerações (3 a 4 mil ao ano).
O BB já deu início à programação de  concursos públicos, lançando dois editais em um único mês. Inclusive, um deles trouxe um prazo bastante apertado para as inscrições, e isso não faz parte da política do BB. Por qual motivo isso ocorreu?

Há alguns estados, como o do Paraná, em que o cadastro já esgotou ou está na iminência disso. A nossa necessidade de abreviar o cronograma o máximo possível dentro do que pode ser feito vem em benefício de termos o resultado concreto em um tempo menor. Até mesmo por isso, dividimos em dois. Naqueles que tínhamos uma necessidade mais urgente, demos um cronograma mais apertado. No outro, em que podemos esperar um pouco mais, um prazo melhor. A situação funciona da seguinte maneira: quase sempre quando lançamos um edital porque tem um concurso vencendo, os prazos são mais tranquilos. Quando temos um edital por esgotamento do cadastro de reserva, esses prazos, às vezes, são mais abreviados, pois entram no imponderado. Em regra funciona assim: quando se dá o vencimento, você já sabe que aquilo vai acontecer e dá pra antecipar. Quando é por esgotamento, às vezes, você não consegue antecipar do jeito que gostaria.
Para tranquilizar aqueles que ainda estão no cadastro das seleções vigentes, podemos dizer que há perspectivas de convocação?

Isso é uma regra do banco. Dentro do prazo de validade, mesmo com outro edital lançado - como temos alguns casos agora - vamos continuar chamando. Isso é até o último dia de vencimento ou até o último  classificado. Para que cada um saiba se tem chance ou não, dependerá da classificação em que se encontra. Esse acompanhamento pode ser feito, por consulta individual, no site do BB.
Como está o processo de inserção da Nossa Caixa? Já foi concluído?

Já foi. Nós já consideramos o processo da Nossa Caixa em todos os sentidos, sendo que basicamente há dois mais importantes: um, que é o processo de integração dos funcionários, e o outro, que é o processo de integração dos negócios. Além da parte operacional. Os dois principais são os processos de pessoas, dos colaboradores e de negócios. Todos os processos já foram completados na Nossa Caixa, já foi feita a integração. O primeiro que se completou foi a integração de pessoas, e o segundo, que se completou em meados do ano passado, foi o processo dos negócios. Já consideramos eles concluídos. Agora, entra na fase dos detalhes finais a serem feitos, layouts, visualização, toda essa coisa aí. Da Nossa Caixa, foram integrados mais de 14 mil funcionários. Desses 14 mil, cerca de 12.500 fecharam 2010 com a gente, dentro ainda do pessoal da ativa. Alguns aposentaram. Também ocorreram saídas naturais. Esses 12.500 estão dentro dos 112 mil que falei. Foi um pleno sucesso o processo de integração, havia dificuldades e ansiedade. As pessoas foram respeitadas, não tivemos nenhuma demissão por interesse da empresa, não tivemos nenhuma transferência. Nesse aspecto de pessoal, nós consideramos realmente o êxito muito grande. Isso é ratificado pela nossa pesquisa interna. Boa parte desse pessoal egresso da antiga Nossa Caixa se ambientou ao banco, já se posicionou. Vários funcionários conseguiram promoções.
Tem um concurso em validade no Estado de São Paulo?

Tem. O Estado de São Paulo é basicamente dividido em dois blocos: um da capital e entorno, e outro, do interior. Na capital e entorno, tem um concurso com prazo de 2008, mas que teve a validade prorrogada por mais dois anos. O prazo vence em 2012. Há um estoque grande no cadastro de reserva. E em todo o interior, fizemos um concurso no ano passado. Ele tem vigência até esse ano e há possibilidade de prorrogação, e nós prorrogaremos até o ano que vem.
Como é feito o treinamento?

O plano de capacitação é um exemplo no mercado, proporciona uma grande possibilidade de ascensão dentro de suas regras, dependendo muito da questão do candidato. Acho que nós recebemos uma notícia no final de dezembro de 2010 que ratifica isso. Através de uma pesquisa, que foi divulgada no Estado de São Paulo, o Banco do Brasil foi considerado, entre as empresas que têm mais de 5 mil funcionários, como uma das melhores para se trabalhar. Então, recebemos isso como um prêmio e, além disso, um reconhecimento do nosso trabalho feito no sentido de valorizar o corpo funcional. Isso foi ratificado na pesquisa, que é isenta e foi feita de fora. Isso foi um estímulo para continuarmos praticando e aprimorando a política de gestão de pessoas. Eu acho que isso mostra, para quem de repente entrar no banco, que tipo de empresa é o Banco do Brasil.
Deixe uma mensagem final tanto para aqueles que estão na expectativa de serem contratados, pois estão no cadastro, quanto para quem pretende ingressar no banco.

O cenário é de perspectivas de manutenção de concursos periódicos, novas admissões. Para quem tem interesse de vir a trabalhar no banco, deve continuar estudando. Não tem surpresa nenhuma prevista, mudança no modelo de concurso, na programação das disciplinas e tipos de matérias. A receita é estudar. Cada vez mais as pessoas procuram os concursos. Acho que quem se prepara tem mais condições de ter êxito. O Banco do Brasil realmente é uma excelente empresa para se trabalhar, respeita os seus funcionários, tem um plano de benefícios. Não tenho dúvidas nenhuma que o Banco do Brasil continua crescendo forte e mantendo o seu número de funcionários, o seu quantitativo que ele tem hoje, com possibilidade de incrementos justamente por esse crescimento que eu falei.

Um abraço e boa sorte!

3 comentários:

Pobre esponja disse...

Trabalhar concursado é sempre uma boa. Boas dicas. O difícil é a concorrência, cada vez maior.

abç
Pobresponja

Preguiça alheia disse...

Poxa gostei demais deste blog.. vou indicar para minha namorada q esta tentando concurso!!

Parabéns pelo blog.. entra no meu e se gostar pode seguir!!

ps.: estou te seguindo!

Abraço,
P.A.
______________________________________
http://www.preguicaalheia.blogspot.com

Confissões disse...

Nossa parabens, fazer concurso e passar deixa a pessoa com mas segurança. te seguindo tbm colega segue de volta http://desabafodeumalunatica.blogspot.com/

Postar um comentário

   Central Blogs    BlogBlogs    guiaparaconcursos.blogspot.com no linkto
Literature Blogs    Adicionar esta notícia no Linkk    TopOfBlogs    concursos direito apostilas aulas guia concursospublicos aulasemvideo aulasemaudio bb cef   

Parceria.info - Divulgue seu Site

FeedSearch - Feeds RSS e Atom    blogarama - the blog directory    Divulgue seu blog!    Books & Literature Blogs - Blog Rankings    Literature blogs
On our way to 1,000,000 rss feeds - millionrss.com    Astrologia, Carros, Cartões, Cursos, Empregos e Estágios, Dinheiro, Hospedagem, Imóvel, Jogos, Namoro e Tv      
 

©2009 Guia para Concursos | Template Blue by TNB