Cargo de Agente Administrativo é o que apresentará mais vagas no novo concurso da Polícia Federal

|


Olá concurseiros que estão se preparando para esse concurso. Das 1.352 vagas que a Polícia Federal (PF) planeja abrir em 2011, 328, destinadas ao cargo de agente administrativo, na área de apoio, devem atrair um grande número de concorrentes em todo o país. O cargo proporciona remuneração inicial de R$3.203,97 ao mês, já incluindo auxílio-alimentação de R$304.
De acordo com a PF, o objetivo é abrir o concurso para agente administrativo tão logo receba a autorização do Ministério do Planejamento (o pedido referente ao concurso está em análise na pasta desde julho deste ano). Como não há curso de formação para o cargo, a intenção é também convocar os aprovados imediatamente, logo após o término da seleção.
Área policial - As outras 1.024 vagas programadas pela PF para o ano que vem estão distribuídas pelos cargos de agente (396 chances), escrivão (362), delegado (150) e papiloscopista (116). Os pedidos de concurso foram encaminhados ao Planejamento mês passado. Nesse caso, o departamento planeja realizar duas rodadas de concursos, com 512 vagas cada, adequando assim a oferta à capacidade da Academia Nacional de Polícia, onde é realizada a formação dos novos policiais.
O objetivo é realizar, em um primeiro momento, de forma simultânea, os concurso para agente e para papiloscopista. O primeiro, corresponde à maior demanda da PF atualmente, e o segundo está há cerca de cinco anos (desde 2005) sem o ingresso de novos servidores.
A meta é também realizar o curso de formação para os dois cargos ainda em 2011. Posteriormente seriam realizados, também simultaneamente, os concursos para escrivão e para delegado.
E para quem já está se preparando ou pretende dar início aos estudos visando aos concursos para esses cargos, a orientação dos especialistas para que se tome como base o último concurso realizado, é ainda mais pertinente, já que são grandes as chances do departamento seguir o modelo de seleção utilizado nos concursos abertos no ano passado para agente escrivão.
Caso isso se confirme, os candidatos terão que passar por provas objetiva e discursiva, avaliação psicológica, exame médico e exame de aptidão física, prova prática de digitação (apenas escrivão) e curso de formação, além de investigação social.

Comprovação de escolaridade só na posse
Um dos motivos que devem gerar uma grande concorrência pelo cargo de agente administrativo é o seu perfil. Com exigência apenas do ensino médio completo, o concurso abre oportunidade de acesso a estabilidade e boa remuneração a um público muito mais amplo do que o das seleções da área policial, por exemplo.
Além disso, a escolaridade só precisa ser comprovada no ato da posse, possibilitando assim a participação daqueles que estejam prestes a concluir o ensino médio. É necessário ainda possuir pelo menos 18 anos de idade também até da posse.
O último concurso para agente administrativo realizado pela PF aconteceu em 2004. Na oportunidade os candidatos foram submetidos exclusivamente a provas objetivas, de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos.
Caso o modelo se repita, inclusive com relação às disciplinas cobradas, os candidatos da nova seleção terão que responder a questões de Língua Portuguesa, Noções de Informática e Atualidades, na parte geral, e a questões sobre temas como redação de expedientes, arquivamento e procedimentos administrativos, Constituição Federal, entre outros, na parte específica.


OBS: Pessoal, minha dica é de quem estudou para o cargo de técnico administrativo do MPU pode aproveitar boa parte do conteúdo e já iniciar sua preparação. Virão muitos concursos na área administrativa em 2011. Então aproveitem. Um abraço!

0 comentários:

Postar um comentário

   Central Blogs    BlogBlogs    guiaparaconcursos.blogspot.com no linkto
Literature Blogs    Adicionar esta notícia no Linkk    TopOfBlogs    concursos direito apostilas aulas guia concursospublicos aulasemvideo aulasemaudio bb cef   

Parceria.info - Divulgue seu Site

FeedSearch - Feeds RSS e Atom    blogarama - the blog directory    Divulgue seu blog!    Books & Literature Blogs - Blog Rankings    Literature blogs
On our way to 1,000,000 rss feeds - millionrss.com    Astrologia, Carros, Cartões, Cursos, Empregos e Estágios, Dinheiro, Hospedagem, Imóvel, Jogos, Namoro e Tv      
 

©2009 Guia para Concursos | Template Blue by TNB