Rio de Janeiro: Cabral quer estabelecer cotas para negros em concursos

|




Olá concurseiros. Em reunião com a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Barros, realizada esta semana, no Palácio das Laranjeiras, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, discutiu a possibilidade da criação de um decreto que estabeleça cotas para afrodescendentes nos próximos concursos públicos do Estado.


Cabral defendeu seu projeto afirmando que essa prática foi utilizada por muitos anos em empresas americanas e ressaltando que o Rio de Janeiro foi pioneiro na política de cotas nas universidades estaduais.

O governador pediu aos secretários da Casa Civil, Regis Fichtner, do Planejamento, Sérgio Ruy Barbosa, e à procuradora-geral do Estado, Lucia Léa Guimarães, que apresentem um estudo de viabilidade para o projeto. Detalhes como o percentual que será reservado aos afrodescendentes, caso a ideia se concretize, ainda serão estudados.

De acordo com dados do Censo de 2010, realizado pelo IBGE, 51,7% dos fluminenses são negros.

Paulo Estrella, diretor da Academia de Concursos, afirma que o decreto estudado por Cabral é preconceituoso. “Quem disse que os negros, afrodescendentes, ou como queiram chamar essa grande parcela de nossa população, são menos capazes de passar em um concurso público que a outra? O que o Estado vem fazendo, de forma efetiva, para qualificar essa população?”, indagou Estrella, concluindo, em seguida: “o sistema de cotas é uma medida paliativa para corrigir momentaneamente uma distorção da sociedade”.

Para Estrella, criar cotas é “desequilibrar um processo altamente democrático, que impactará inclusive na qualidade dos serviços prestados à população”.

Um abraço!



Fonte: http://jcconcursos.uol.com.br/Concursos/Noticiario/cabral-cotas-negros-concursos-rj-35259 (um de nossos parceiros)

0 comentários:

Postar um comentário

   Central Blogs    BlogBlogs    guiaparaconcursos.blogspot.com no linkto
Literature Blogs    Adicionar esta notícia no Linkk    TopOfBlogs    concursos direito apostilas aulas guia concursospublicos aulasemvideo aulasemaudio bb cef   

Parceria.info - Divulgue seu Site

FeedSearch - Feeds RSS e Atom    blogarama - the blog directory    Divulgue seu blog!    Books & Literature Blogs - Blog Rankings    Literature blogs
On our way to 1,000,000 rss feeds - millionrss.com    Astrologia, Carros, Cartões, Cursos, Empregos e Estágios, Dinheiro, Hospedagem, Imóvel, Jogos, Namoro e Tv      
 

©2009 Guia para Concursos | Template Blue by TNB